Goiânia utiliza carros conectados para mapear as ruas

Compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Carros inteligentes, com câmeras acopladas no teto, estão fazendo rondas pelas ruas de Goiânia para monitorar e reportar locais que precisam de intervenção imediata no município. Problemas como ponto irregular de descarte de entulho e lixo, buracos nas vias, sinalização defeituosa e mato alto já foram inspecionados. O serviço é realizado por uma startup paranaense, que conta ao menos com quatro veículos fazendo mapeamento, em tempo real, das ocorrências.

As câmeras de alta definição usadas na vistoria podem detectar até 30 pontos simultâneos de irregularidades, com registro fotográfico a cada três segundos. A previsão é que a cada 30 dias a empresa faça um novo ciclo de mapeamento e, caso o problema identificado anteriormente continue sem resolução, o veículo emitirá um alerta à secretaria responsável.

Goiânia é a primeira capital a aderir um sistema para mapear pontos que precisam de intervenção, mas outras cidades como Balneário Camboriú, em Santa Catarina, Uberaba, em Minas Gerais, e Hortolândia, em São Paulo já contam com o serviço.

Relacionados

Mais notícias