Inteligência artificial dos carros identifica se motorista está doente

Compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

A Mitsubishi lançou recentemente no Japão uma tecnologia que pode ajudar a prevenir acidentes graves no futuro. Com auxílio da inteligência artificial, a empresa consegue identificar se o motorista está doente durante a condução do veículo, evitando acidentes que podem ser causados por doenças como epilepsia, doenças cardíacas e cerebrovasculares.

Para evitar riscos à saúde, a marca utiliza um sistema de câmeras já existentes para monitorar o motorista e duas ferramentas de inteligência artificial. A novidade funciona da seguinte forma: as câmeras monitoram a pele do motorista e coletam dados biométricos, como frequência de pulso, intervalo de pulso, intensidade de pulso e mudanças na pressão sanguínea. Um segundo sistema é usado para detectar condições físicas anormais, independente se a postura do motorista muda ou não.

A expectativa é que a Mitsubishi incorpore essas tecnologias em sistemas de segurança veicular que parem automaticamente um veículo na beira da estrada, caso uma condição física grave for detectada no motorista. Não há informações sobre quando a tecnologia será lançada no futuro.

Relacionados

Mais notícias